Governança é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders) e os objetivos pelos quais a empresa se orienta. Os principais atores tipicamente são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração. Outros participantes da governança corporativa incluem os funcionários, fornecedores, clientes, bancos e outros credores, instituições reguladoras (como a CVM, o Banco Central, etc.) e a comunidade em geral.


Código de Conduta da Cargill Agrícola


Código de Ética e Conduta é um acordo que estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc, a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais.




Previc – Superintedência Nacional de Previdência Complementar


A Superintendência Nacional de Previdência Complementar, entidade que supervisiona as operações das empresas de previdência privada, oferece em seu site diversas informações de interesse dos participantes dos planos.


Guia do Participante

O Guia do Participante tem por objetivo apresentar aos participantes e assistidos de planos de previdência algumas informações sobre o funcionamento de suas Entidade Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), mais conhecidas como fundos de pensão.

Neste trabalho, são apresentadas as principais características de um fundo de pensão e informações sobre como se processa a fiscalização de suas atividades. No Capítulo 10, o participante encontra uma série de perguntas que lhe permitirão saber se seu fundo está se pautando pelo princípio da transparência e pela observância da legislação que trata da divulgação de informações.

A Secretaria de Previdência Complementar tem fortalecido sua capacidade de fiscalização. Mas isso não basta. É preciso que cada participante ou assistido se interesse efetivamente pela gestão de seu plano de benefícios, acompanhando mais de perto as atividades de seu fundo de pensão, tanto em relação às aplicações dos recursos, quanto às obrigações atuariais e às despesas com a manutenção dessa gestão.

Esse Guia foi recentemente complementado por outro documento, intitulado Carta de Serviços ao Cidadão. Clicando nestes links, você abre ou salva em seu computador a íntegra dos documentos em pdf.






Estatuto

O estatuto é o documento que estabelece as normas de atividade da Entidade e apresenta dados da instituição, além de abordar todas as áreas de funcionamento interno, como as leis regentes, regras das operações de crédito e administração financeira. Essa é uma maneira de sempre manter a transparência entre CargillPrev e participantes.

RELATÓRIO ANUAL

Anualmente a CargillPrev apresenta aos seus participantes os resultados de todos os processos da Entidade no Relatório Anual de Resultados



Direto ao ponto

FIQUE POR DENTRO

O site da Previc oferece diversas outras informações para você desenvolver um bom conhecimento sobre o assunto Previdência Complementar, que você pode acessar aqui:


O que é Previdência Complementar?

o Regime de Previdência Complementar – RPC, também conhecido como previdência...


Patrocinador / Participante e Assistido

Patrocinador é a empresa ou grupo de empresas de direito privado ou entes...


Câmara de Recursos da Previdência Complementar

A CRPC, órgão colegiado, que aprecia e julga os recursos interpostos contra decisões...


Entidade Fechada de Previdência Complementar

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPCs, também...


Previdência Associativa / Instituidor

A Lei Complementar nº 109/2001 estendeu a previdência...


Conselho Nacional de Previdência Complementar

O CNPC é o órgão com a função de regular o regime de previdência complementar...