CargillPrev

Matéria publicada em 16/07/2018


APOSENTADORIA

Como poupar para garantir aposentadoria

Pesquisa mostra que maioria não sabe quanto poupar. Veja opções para planejar futuro

Quanto poupar e como planejar a aposentadoria? Essa pergunta parece não ter resposta exata para a maioria dos brasileiros, pelo menos é o que mostra pesquisa encomendada pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) ao Instituto Ipsos.

De acordo com o estudo, 60% das 1.200 pessoas entrevistadas no Brasil, consideraram necessário um plano complementar de previdência, mas 55% não souberam informar o percentual do salário que estariam dispostos a poupar por mês.

Para começar a responder a esse questionamento a dica é separar uma reserva de emergência, planejar o orçamento a longo prazo e, depois disso, contratar um plano de previdência privada – que é o mais indicado por especialistas do mercado financeiro.

Hoje o mercado dispõe de uma enorme quantidade de Fundos de Previdência Privada, mas apenas algumas empresas disponibilizam os Fundos Fechados, que são exclusivos para os funcionários. Este é o caso da CargillPrev. Os Fundos Fechados, além de possuir custos baixíssimos e descontar o investimento mensal direto do salário do funcionário, possui uma contrapartida do valor que é depositado. No caso da CargillPrev, o valor da contrapartida mínima é de um real para cada real depositado pelo trabalhador, isso já garante um retorno do investimento de 100% no ato. Aderir a um Fundo de Pensão Fechado é uma das melhores maneiras de poupar para a aposentadoria.

Além disso, especialistas deixam como alerta uma conhecida regra: quanto antes começar a planejar e poupar, melhor.

Poupar para a aposentadoria: Brasil ocupa 101ª em ranking global

Estudo do Banco Mundial expõe nível baixo no país. Como pensar no futuro?


Teste seus conhecimentos sobre finanças pessoais

Responda o quiz e avalie seus cuidados com as finanças


Direto ao ponto