Matéria publicada em 16/07/2018


POUPAR

Poupar para a aposentadoria: Brasil ocupa 101ª em ranking global

Estudo do Banco Mundial expõe nível baixo no país. Como pensar no futuro?

Poupar dinheiro não faz parte do pensamento da maioria dos brasileiros. É o que mostra estudo do Banco Mundial, em pesquisa com 150 mil pessoas, sendo 1 mil no Brasil.

De acordo com o estudo realizado em 2017, apenas 11% da população brasileira pensa em guardar dinheiro, o que deixa o Brasil em 101º entre 144 países, atrás de nações mais pobres, como Filipinas (26%), Bolívia (20%) e Mali (16%).

Uma publicação recente na Folha de São Paulo, Linchand, presidente do conselho Mgvo - empresa que desenvolve ferramentas de Gestão de Políticas Públicas e de Ações de Impacto Social - contou sua experiência com beneficiários do Bolsa Família para aumentar o pensamento em relação a planejamento financeiro para o futuro.

Na publicação ele explica que os beneficiários do Bolsa Família receberam SMS com diversas dicas práticas, entre elas uma bem simples, a de separar dinheiro dentro de envelopes assim que recebessem o salário, para um fim específico.

Durante 18 semanas de experimento, 7 mil pessoas participaram e, ao final da experiência, 92% dos usuários consultados pediram para continuar recebendo as mensagens e também relataram melhor equilíbrio financeiro e capacidade de poupança.

A CargillPrev tem um lembrete para você

Saiba como abater suas contribuições e pagar menos imposto


Alterações na contribuição do PLANO I (admitidos até dez/2009)


Direto ao ponto