Mensagem do Superintendente

O ano de 2017 se foi, e com ele algumas previsões mais otimistas na área econômica também. O panorama político incerto, no ano passado, não permitiu que as reformas econômicas necessárias para que o país voltasse a crescer em um ritmo mais acelerado fossem votadas. A Reforma da Previdência, essencial para combater o déficit previdenciário, foi postergada, e, tem pouquíssimas chances de ser votada em 2018, um ano de eleições majoritárias aos governos federal e estaduais. A indecisão quanto à reforma previdenciária mostra, mais uma vez, que é preciso se preparar com uma aposentadoria complementar, para não contar exclusivamente com a Previdência Social.

Mas o ano que passou também trouxe excelentes notícias para a CargillPrev. O patrimônio da Entidade atingiu o valor de R$ 1 bilhão. Esta marca coloca o nosso plano de previdência entre os maiores fundos de pensão privados do país. A construção deste patrimônio deve-se a dois fatores primordiais: a importância que a Cargill denota ao oferecer este benefício diferenciado e a confiança depositada por cada um dos Participantes que querem construir um futuro mais equilibrado para o momento de suas aposentadorias. Mas atingir esta marca também é uma demonstração da excelência e qualidade do trabalho realizado pela Entidade na gestão dos recursos investidos. Um processo de melhoria contínua nos controles internos da Entidade TAMBÉM assinalou o ano de 2017.

Ao longo de doze meses finalizamos a implantação de uma custódia centralizada – em instituição financeira independente – dos serviços de administração e gestão dos investimentos, o que permite à CargillPrev uma redução de riscos, com a segregação entre as atividades de operação e de controle.

Os principais benefícios são: foco na performance (com a padronização dos critérios de valorização dos ativos, dos registros contábeis e dos relatórios gerenciais), menor risco (por meio da checagem independente das operações, da centralização dos fluxos de pagamentos e recebimentos e da consolidação das posições) e a facilidade de enquadramento legal (a consolidação dos ativos da CargillPrev, por gestor e de forma global, permite a agilidade necessária para a adequação à política de investimentos e às obrigações com os órgãos reguladores).

E terminamos o ano com a menor taxa de juros da história. Diante deste cenário e com a finalidade de manter o crescimento exponencial do nosso patrimônio, realizamos importantes alterações em nossa Política de Investimentos (PI). Entre elas estão: a alocação de 20% do patrimônio em títulos públicos atrelados ao IPCA; a diversificação dos investimentos, com a possibilidade de alocações em investimentos estruturados, como multimercados, Fidcs e investimentos no exterior; e uma maior alocação em Renda Variável, permitindo que o repique da patrocinadora siga a mesma alocação em Renda Variável dos Participantes, e possibilitando que o aposentado opte por Renda Variável em seus investimentos.

O ano de 2018, além de reservar muitos e grandes desafios, marca os 30 anos de atuação da CargillPrev, que tem o orgulho de caminhar junto com os Participantes nestas três décadas, sempre com o intuito de auxiliar os funcionários da Cargill e das empresas do grupo a prepararem um futuro com a melhor qualidade de vida possível. Neste relatório, o Participante terá uma excelente oportunidade de verificar o que foi o ano de 2017 para a CargillPrev.

Boa leitura!