Pular para o conteúdo

Boletim de Investimentos

//

MARÇO 2025

Compartilhe:

Prezado participante,

Este é o boletim de investimentos da CargillPrev, contendo os principais acontecimentos no mercado no mês de fevereiro de 2025.

Boa leitura!

Nos EUA, o FOMC decidiu novamente por manter a taxa de juros no intervalo de 4,25% a 4,5% ao ano. O Comitê apontou incertezas no cenário econômico interno e externo como justificativa e ressaltou que irá observar atentamente os impactos das políticas governamentais. O CPI teve alta de 0,3% em fevereiro e foi puxado por custos de moradia, energia e alimentação fora de domicílio. O PCE apresentou alta de 0,3% no mesmo período e foi pressionado principalmente por serviços financeiros, assistência médica, veículos e alimentos. O nível de desemprego aumentou ligeiramente, para 4,1% e o payroll foi de 151.000. Houve redução de emprego no funcionalismo público federal.

As Bolsas dos EUA apresentaram alta volatilidade no mês e terminaram em território negativo, em função dos anúncios de Trump sobre uma maior imposição de tarifas para diversas nações e produtos a partir de 02/04/2025. Alguns países e blocos econômicos já ameaçaram retaliar e, com isso, a incerteza dos efeitos da guerra comercial deixou o mercado apreensivo e foi responsável pelas quedas das bolsas americanas. Em março, os seguintes índices apresentaram estes retornos, em USD: S&P 500:-5,75%; Dow Jones: -4,20% e Nasdaq 100: -7,69%.

A inflação da Zona do Euro foi de 2,3% no mês de fevereiro, em números anualizados. O maior impacto na inflação se originou do setor de serviços, seguido por alimentos, álcool e tabaco.

O IPCA de fevereiro foi de 1,31%, sendo a taxa mais elevada do mês de fevereiro desde 2003. No ano, acumulou 1,47% e em 12 meses ficou no patamar de 5,06%. A maior variação veio do grupo Educação, devido aos reajustes das mensalidades escolares, que normalmente ocorrem neste período do ano. Já o maior impacto veio de Habitação – a alta foi ocasionada pelo subitem energia elétrica residencial (16,80%), visto que ocorreu a normalização das contas de luz (o bônus de Itaipu aliviou os custos das contas de janeiro). No grupo Alimentação e bebidas (0,70%) a alta se deu principalmente pelo ovo de galinha (15,39%) e café moído (10,77%).

O COPOM elevou a taxa Selic para 14,25% na reunião de março, considerando as sinalizações das reuniões prévias. O Comitê apontou que poderá ocorrer mais um aumento da taxa de juros no ano, com menor intensidade. O último relatório FOCUS de março apontava para uma taxa Selic terminal de 15% ao fim deste ano.

Em relação aos principais índices de mercado no mês de fevereiro, destacam-se o CDI, com 0,96%, IFIX com 6,14%, o IBOVESPA, com 6,08%, o SMLL, com 6,73%, o MSCI WORLD (BRL), com -6,38%, o IMA-B, com 1,84% e o Dólar, com -1,82%.

Confira como foi a performance dos indicadores de mercado e a alocação dos Perfis de Investimento da CargillPrev por classes de ativos.

 

ÍNDICES DE MERCADO

CDI

Ibovespa

IHFA

Barclays com hedge

Março/2025

0,96%

6,08

-0,07%

-0,42%

 

 

 

 

 

CLASSES
DE ATIVOS

RENDA
FIXA

RENDA
VARIÁVEL

MULTIMERCADO

EXTERIOR

SUPER CONSERVADOR

100,00%

0,00%

0,00%

0,00%

CONSERVADOR

91,16%

0,15%

6,00%

2,69%

MODERADO

75,24%

11,11%

8,03%

5,62%

ARROJADO

56,50%

27,52%

9,95%

6,03%

SUPER ARROJADO

35,71%

45,06%

11,50%

7,73%

     

 

Consolidado

Últimos 12 meses

RETORNO ACIMA
DA INFLAÇÃO

PERCENTUAL DO CDI

SUPER CONSERVADOR

10,96%

5,49%

97,34%

CONSERVADOR

7,96%

2,48%

70,66%

MODERADO

6,41%

0,93%

56,91%

ARROJADO

4,47%

-1,01%

39,70%

SUPER ARROJADO

3,05%

-2,43%

27,07%

 

Todo mês uma nova análise de investimentos. Acompanhe nosso boletim e aproveite.

Até a próxima,
Eduardo Koga
Diretor de Investimentos CargillPrev

Resultados de Investimentos

Ver outros boletins de investimentos

Veja como foi o sorteio...

Vencedores do Quiz!

Carlos Germano da Silva

Eraldo França de Souza

Everaldo Damasio de Macedo Filho

Ivanildo Gomes da Silva

João Marcos Boianoski

Larissa Pezzente Padula

Ligia Batista da Silva

Lourisvaldo Neves Batista

Marcelo do Carmo Rosa

William Mateus Fogaça Costa