Pular para o conteúdo

Boletim de Investimentos

//

JANEIRO 2021

Compartilhe:

Prezado participante,

Este é o boletim de investimentos da CargillPrev, contendo os principais acontecimentos no mercado no mês de janeiro de 2021.

Boa leitura!

O forte desempenho que os mercados globais apresentaram no fim de 2020, perdeu força em janeiro devido às preocupações em relação ao ritmo de vacinação contra a Covid-19.

Nos Estados Unidos, a atividade ainda aponta para crescimento positivo no início do ano. A tensão, contudo, ficou por conta do aumento da volatilidade no mercado de ações e com a proposta de um novo pacote fiscal de 1,9 trilhão. Sendo assim, o S&P 500 encerrou o mês com queda de 1,11%. A alta na curva de juros americana, ajudou a inverter o movimento observado nos meses anteriores de enfraquecimento do USD globalmente. Por conta disso, a moeda apresentou alta de 5,37%.

No Brasil, a perspectiva de melhora global com ativos de risco só permaneceu no início de Janeiro, durante o mês, em meio a disputa pela presidência da Câmara e Senado, trouxe apreensão ao mercado, com expectativa desse evento piorar o quadro fiscal, por consequência os ativos de risco tiveram desempenho negativo.

Depois de uma forte performance de commodities e o Ibovespa em torno de 125 mil pontos, o mercado brasileiro começou a corrigir o preço dos ativos. Preocupações com o atraso da vacinação e, principalmente com o aumento do risco fiscal, pela possibilidade da volta de um novo auxílio emergencial, fizeram com que o mercado corrigisse mais fortemente. O Ibovespa, seguindo o ritmo das principais bolsas de países emergentes, fechou o mês em queda de 3,32%.

Na última reunião do COPOM, o Comitê decidiu, em tom conservador, por manter a taxa SELIC em 2% como esperado, embora alguns membros do Comitê tenham questionado a necessidade de manter o estímulo monetário extraordinário, contribuindo para aumentar a probabilidade de uma elevação da taxa Selic na reunião de março.

O IPCA divulgado no mês registrou alta de 0,25%. Nos índices IMA, o resultado levemente positivo veio de ativos com duration de até 5 anos apresentando alta de 0,11%. Por fim, o IFMM resultou negativamente em 0,73%.


Todo mês uma nova análise de investimentos. Acompanhe nosso boletim e aproveite.

Até a próxima,
Alexandre Muniz
Diretor de Investimentos CargillPrev

Ver outros boletins de investimentos

Veja como foi o sorteio...

Vencedores do Quiz!

Carlos Germano da Silva

Eraldo França de Souza

Everaldo Damasio de Macedo Filho

Ivanildo Gomes da Silva

João Marcos Boianoski

Larissa Pezzente Padula

Ligia Batista da Silva

Lourisvaldo Neves Batista

Marcelo do Carmo Rosa

William Mateus Fogaça Costa