Prezado participante,
Este é o boletim de investimentos da CargillPrev, contendo os principais acontecimentos no mercado no mês de abril de 2021.
Boa leitura!
O mês de abril foi marcado pela continuidade da performance positiva dos mercados e ativos de risco, influenciado, dentre outros fatores, pela publicação dos dados de atividade e resultados do primeiro trimestre das empresas americanas. Além disso, apesar da divulgação do aumento da inflação, o FED manteve seu discurso de que o progresso necessário para que haja redução do estímulo monetário atual ainda deve levar algum tempo para ser alcançado.
O ambiente mais propício para a tomada de risco contribuiu para uma queda de 5,16% no dólar e uma elevação nas bolsas internacionais, refletindo uma alta de 5,24% no S&P. Em linha com esse movimento, houve uma queda nos vértices mais longos da curva de juros americana, com a taxa de 10 anos passando de 1,74% ao ano para 1,63% ao ano.
No Brasil, além das perspectivas favoráveis para o crescimento global e alta dos preços das commodities, a melhora dos indicadores de pandemia no país e o alívio com o fim do impasse sobre o orçamento de 2021 contribuíram para o bom desempenho dos ativos de risco no mês.
A resolução do orçamento de 2021 com a redução do risco país e a apreciação da taxa de câmbio no mês consolidam a expectativa de novo aumento de 0,75% da Selic na reunião de maio do Copom. Em relação aos próximos passos, contudo, o Banco Central deve indicar preocupação com a dinâmica da inflação.
A bolsa brasileira seguiu mais um mês positivo, com alta de 1,94%. No ano, ainda há recuo de 0,10%.
O IPCA divulgado em abril registrou alta de 0,31%. Apesar de ter perdido força, no acumulado em 12 meses subiu para 6,76%, permanecendo acima do teto da meta. Nos índices IMA, o melhor retorno está vinculado aos ativos com duration de até 5 anos, registrando alta de 0,87%. Por fim, o IFMM resultou positivamente em 0,99%.
Todo mês uma nova análise de investimentos. Acompanhe nosso boletim e aproveite.
Até a próxima,
Alexandre Muniz
Diretor de Investimentos CargillPrev