Prezado participante,
Este é o boletim de investimentos da CargillPrev, contendo os principais acontecimentos no mercado no mês de fevereiro de 2021.
Boa leitura!
O mês de fevereiro foi marcado pela retomada da performance positiva dos mercados. Os principais ativos globais tiveram desempenho favorável devido ao otimismo em relação ao crescimento global e aceleração do ritmo de vacinação contra a Covid-19 nos principais países.
O maior destaque em termos de otimismo para a perspectiva de crescimento, no entanto, ficou por conta dos Estados Unidos. Novos casos de Covid-19 seguem recuando e a população sendo vacinada. A forte abertura das treasuries de 10 anos teve movimento expressivo ao longo do mês. Além disso, as negociações no Congresso americano sugerem a possibilidade de um pacote fiscal mais robusto a ser aprovado. Frente a isso, o S&P apresentou alta de 2,61% no mês.
No mercado brasileiro, o ruído político em torno da mudança na presidência da Petrobrás, aliada às incertezas fiscais com a volta do auxílio emergencial, e o aumento da disseminação de novas cepas da Covid-19 pesaram sobre o mercado. O Ibovespa fechou o mês com queda de 4,37%, com o aumento do prêmio de risco Brasil e stress com abertura na curva de juros. Apesar das atuações do Banco Central, o dólar apresentou alta de 0,99% no mês.
Desde a última reunião do Copom, o mercado acompanhou elevação das expectativas de inflação, depreciação do câmbio, aumento da incerteza fiscal e aperto nas condições financeiras globais devido à elevação dos treasuries. Diante disso, consolidam-se as apostas pela elevação da Selic na próxima reunião do Copom.
O IPCA divulgado no mês registrou alta de 0,86%; a gasolina foi, individualmente, o item que mais impactou o índice no mês. Nos índices IMA, apesar do desempenho negativo, os ativos com duration de até 5 anos apresentaram menor queda no período. Por fim, o IFMM resultou positivamente em 0,34%.
Todo mês uma nova análise de investimentos. Acompanhe nosso boletim e aproveite.
Até a próxima,
Alexandre Muniz
Diretor de Investimentos CargillPrev